terça-feira, 27 de outubro de 2009

Colesterol tire suas dúvidas...



O colesterol é uma substância presente no corpo e importante para saúde, sendo utilizado na formação da membrana de nossas células, de hormônios e até mesmo em nossos nervos.

Nosso organismo tem capacidade de produzir o colesterol, mas a alimentação é uma fonte importante dessa substância. O bom colesterol (HDL) ainda reduz o risco de doenças cardiovasculares.

O bom colesterol contribui para remoção do mal colesterol do sangue e reduz a formação de gordura, devendo ser mantido em bons níveis.

O problema ocorre quando há alterações no colesterol em razão do estilo de vida da pessoa que se alimenta de forma inadequada e não pratica atividades físicas.

O colesterol alto pode ocasionar uma série de males que tendem a precipitar o fim da vida, como infarto, derrame e até a morte súbita.

O colesterol ruim age formando placas de gordura nas artérias impedindo a boa circulação do sangue e aumentando o risco de infarto.

Como as alterações de colesterol inicialmente não costumam ser acompanhadas de sintomas, é preciso realizar exames de sangue dentro de uma certa rotina para detectá-las.

Com o passar do tempo, o colesterol elevado vai gradualmente promover o entupimento de artérias causando problemas ao órgão afetado. Entupimento das artérias que irrigam o cérebro pode causar derrame. No coração, pode ocasionar infarto.

Para não aumentar a quantidade do colesterol ruim, além de praticar atividades físicas tenha especial atenção à sua dieta e alimentação, preferindo leite e iorgutes desnatados, queijos brancos, carnes magras, óleos vegetais, alimentos cozidos, grelhados ou assados, cereais integrais, frutas, verduras e legumes.

Evite ingerir leites e iorgutes integrais, queijos amarelos, manteiga, banha, gordura trans (gordura vegetal e hidrogenada), carnes gordas, alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Tenha em mente que, manter um peso saudável é um princípio fundamental para uma vida saudável. Consulte seu médico, pois apenas ele poderá lhe indicar o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fotos