segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Alcoorexia, você já ouviu falar?



Para emagrecer, jovens brasileiras estão trocando as refeições por bebidas alcoólicas. Esse hábito perigoso, cada vez mais comum, foi batizado de alcoorexia. É a doença que combina a anorexia com a dependência de álcool. O médico Márcio Barbeito faz um alerta sobre o problema: 
"A pessoa que acha que pode substituir uma alimentação saudável pelo álcool está na verdade submetendo o organismo dela a uma grande desnutrição, porque o álcool não possui uma série de nutrientes fundamentais para o corpo".



"Em geral, entram no tratamento endocrinologistas, clínicos como um todo, psicólogos, às vezes, médicos psiquiatras. Dependendo da gravidade do quadro alimentar, a pessoa pode até ter que ser internada para repor nutrientes."

De acordo com o médico Márcio Barbeito, muitas mulheres sentem a necessidade de se sentirem magras. Por isso, aproveitam para não comer durante o dia e beber à noite. O problema afeta os homens - mas em menor escala.


Em alguns casos, quando a pessoa bebe pode consumir mais calorias que se tivesse uma alimentação saudável. Segundo Márcio Barbeito, é um mito pensar que beber não engorda.

"O álcool é na verdade uma grande fonte de caloria. Não é porque é liquido que não engorda. É como uma sopa, dependendo do que tem na sopa, a sopa engorda."

Essa troca também compromete os sistemas digestivo, nervoso e imunológico. Por isso, o médico Márcio Barbeito explica que o tratamento da alcoorexia é complexo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

fotos