quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O benefício das fibras na nossa saúde





Podemos citar que as fibras melhoram o hábito intestinal, prevenindo doenças do intestino e até melhorando os sintomas de quem já possui alguma disfunção. Podemos reduzir até o risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, controle de peso, além de prevenir e tratar a obesidade. 
Fibras insolúveis: farelo de cereais (trigo e milho), grãos integrais (pão, biscoitos e cereais instantâneos), nozes, amendoins, frutas ( pera e maça  com casca)
Fibras solúveis: leguminosas ( feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), vários farelos como aveia, arroz e cevada, polpa de frutas ( maça, banana e laranja ), hortaliças como raízes e legumes.



colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

A elevada capacidade de reter água junto ao seu baixo poder energético, contribuem na diminuição da densidade calórica da dieta, e por ser necessária o aumento da mastigação, consequentemente aumenta o tempo da ingestão dos alimentos, estimulando a secreção salivar e de suco gástrico, aumentando a plenitude.

As fibras são consideradas alimentos funcionais, por prevenirem várias patologias como a constipação intestinal a diverticulose, a diverticulite e as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia orienta valores entre 20 g de fibras alimentares totais/dia para adultos, sendo que, desse total, 5 a 10 g devem ser fibras do tipo solúvel, como medida complementar para a diminuição do colesterol sangüíneo. Para diabéticos, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda de 21 a 30 g/dia de fibras totais para adultos. Em revisão da Associação Americana de Diabetes, em conjunto com outras instituições, a recomendação é de que a ingestão de fibras a 30 seja de 25 a 50 g/dia para que os diabéticos mantenham níveis de glicemia e colesterol baixos, além de peso desejável.

Estudos científicos demonstram que o risco de adoecimento por doenças crônicas diminui com o consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas, legumes e verduras(FLV), (cerca de 400g) e que a proteção é maior quanto maior for o consumo desses alimentos. Pesquisa recentemente realizada pelo IBGE mostra que o consumo médio de FLV no Brasil, é 1/3 do mínimo necessário, reforçando estudos internacionais que demonstram que, na maioria dos países do mundo, o consumo de FLV é insuficiente.

Em 1991 foi iniciado um programa nos Estados unidos que se chama programa “5 ao Dia” com o objetivo de promover o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras, a fim de contribuir para a prevenção de diversas doenças crônicas associadas à alimentação.
Este programa surgiu a partir de uma ampla aliança entre instituições de saúde e de agricultura, é hoje uma realidade em mais de 30 países, sendo a estratégia de promoção do consumo de frutas, legumes e verduras mais reconhecida no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fotos