terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Maquiagem para as pernas meias de seda



Quanto mais buscamos novidades para ficarmos sempre belas, mais coisas interessantes encontramos neste mercado tão fascinante que é o mercado da beleza. Já vimos o shampoo que não precisa de lavagem e agora apresento para vocês a maquiagem para as pernas. Você já imaginou poder colocar as “pernocas” de fora sem se preocupar com manchas na pele, cicatriz e até mesmo celulites?
A empresa Aspa Cosméticos lançou sua linha Aspa Nylons Make-up, que traduzindo não é nada mais do que maquiagem para as pernas, esta novidade vem em uma embalagem parecida com a de um desodorante, em aerosol para facilitar a aplicação.


O produto promete deixar a pele com uma cor legal e até mesmo um bronzeado, minimizando a aparência de manchas e até mesmo celulites, ta bom demais para ser verdade né? Além de o produto ter vitaminas E, A e Oliva que deixam a pele mais macia e sedosa, esta belezinha também não sai facilmente na água, você pode pegar uma piscininha tranquila, sem se preocupar em ficar derretendo, e também não mancha a roupa.
Para facilitar e agradar todo mundo o produto foi desenvolvido em cinco tonalidades diferentes: pele clarissíma, pele clara, pele morena clara, pele morena média e pele morena escura.
E ai, quem teria coragem de encarar? Confesso que fiquei bem curiosa para saber se um simples spray faz bem o papel de uma maquiagem.

Bolo de queijadinha




           Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 50 g de queijo ralado
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 copos (americanos) cheios de coco ralado fresco (pode fazer com coco em pacote hidratado com leite, mas o gosto fica muito melhor com coco fresco ralado)




  1. Bater no liquidificador o leite condensado, a manteiga, e os ovos
  2. Acrescentar o queijo ralado, a farinha e 1 e 1/2 copos (americano) de coco ralado, bater novamente
  3. Misturar ao creme o coco ralado restante, sem bater
  4. Despejar em uma forma pequena
  5. Levar ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos, ou até dourar a superfície

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Previna - se contra o Câncer de pele

 Materia retirada do INCA (instituto nacional de câncer)

Câncer de Pele - Melanoma



O melanoma cutâneo (fig.1) é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.
Epidemiologia
A letalidade do câncer de pele melanoma é elevada, porém sua incidência é baixa. Para 2008 estão previstos 2.950 casos novos em homens e 2.970 casos novos em mulheres, segundo a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil. As maiores taxas estimadas em homens e mulheres encontram-se na região Sudeste.

O melanoma de pele é menos freqüente do que os outros tumores de pele (basocelulares e de células escamosas), porém sua letalidade é mais elevada. Tem-se observado um expressivo crescimento na incidência deste tumor em populações de cor de pele branca. Quando os melanomas são detectados em estádios iniciais os mesmos são curáveis.

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado nos estádios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do mesmo. Nos países desenvolvidos, a sobrevida média estimada em cinco anos é de 73%, enquanto que, para os países em desenvolvimento, a sobrevida média é de 56%. A média mundial estimada é de 69%.








Fatores de Risco
Os fatores de risco, em ordem de importância, são: a sensibilidade ao sol (queimadura pelo sol e não bronzeamento), a pele clara, a exposição excessiva ao sol, a história prévia de câncer de pele, história familiar de melanoma, nevo congênito (pinta escura), maturidade (após 15 anos de idade a propensão para este tipo de câncer aumenta), xeroderma pigmentoso (doença congênita que se caracteriza pela intolerância total da pele ao sol, com queimaduras externas, lesões crônicas e tumores múltiplos) e nevo displásico (lesões escuras da pele com alterações celulares pré-cancerosas).


Prevenção
Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. Mesmo durante o período adequado é necessária a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuro e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais.
Saiba mais.


Sintomas
O melanoma pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada. A manifestação da doença na pele normal se dá a partir do aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação.

Em casos de uma lesão pigmentada pré-existente, ocorre um aumento no tamanho, uma alteração na coloração e na forma da lesão que passa a apresentar bordas irregulares.

Diagnóstico
A coloração pode variar do castanho-claro passando por vários matizes chegando até à cor negra (melanoma típico) ou apresentar área com despigmentação (melanoma com área de regressão espontânea). O crescimento ou alteração da forma é progressivo e se faz no sentido horizontal ou vertical. Na fase de crescimento horizontal (superficial), a neoplasia invade a epiderme, podendo atingir ou não a derme papilar superior. No sentido vertical, o seu crescimento é acelerado através da espessura da pele, formando nódulos visíveis e palpáveis.


Tratamento
A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. Quando há metástase, o melanoma é incurável na maioria dos casos. A estratégia de tratamento para a doença avançada deve ter então como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. 



Autoexame da pele
O que é o autoexame da pele?
É um método simples para detectar precocemente o câncer de pele, incluindo o melanoma. Se diagnosticado e tratado enquanto o tumor ainda não invadiu profundamente a pele, o câncer de pele pode ser curado.


Quando fazer?
Ao fazer o autoexame regularmente, você se familiarizará com a superfície normal da sua pele. É útil anotar as datas e a aparência da pele em cada exame.


O que procurar?
• Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram
• Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
• Feridas que não cicatrizam em 4 semanas

Deve-se ter em mente o ABCD da transformação de uma pinta em melanoma, como descrito abaixo:
• Assimetria - uma metade diferente da outra
• Bordas irregulares - contorno mal definido
• Cor variável - várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul
• Diâmetro - maior que 6 mm


Como fazer?
1) Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo;
2) Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas;
3) Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas além da região genital;
4) Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os entre os dedos;
5) Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas;
6) Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.


Atenção:
Caso encontre qualquer diferença ou alteração, procure orientação médica. Evite exposição ao sol das 10h às 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais alto, além de chapéus, guarda-sóis e óculos escuros.



Como customizar seu abadá ou camiseta para o carnaval


 Achei esses videos no you tube e gostei muito então resolvi posta pra vcs aproveitem a dica eo Carnaval !!!!


Coalhada seca

Ingredientes: 
 A famosa Coalhada Seca, deliciosa, muito saudável e fácil de preparar • 2 litros de leite integral
• 2 copos de iogurte natural
Modo de Preparo: 

1. Coloque o leite na panela e aqueça mexendo até atingir a temperatura de 85ºC ou levantar fervura. A panela deverá estar sobre uma tela refratária (uma tela metálica que afaste a panela do contato direto com as chamas).
2. Deixe o leite amornar para a temperatura de 35ºC, outra maneira de certificar da temperatura correta, é colocar o dedo no leite e contar até dez, se a temperatura estiver suportável, estará no ponto correto.
3. Acrescente os dois copos de iogurte e misture.
4. Cubra a panela com uma tampa e, por cima, com folhas de jornal ou um cobertor contornando toda a panela.






5. Deixe a panela coberta de 8 a 12 horas em temperatura ambiente.
6. Retire o jornal e a tampa da panela. (neste momento você obteve coalhada fresca)
7. Antes de levar para a geladeira, coloque a quantidade desejada em um filtro de papel ou coador de pano de café e deixe escorrer por um dia na geladeira para obter a coalhada seca.
Dica: Um dos deliciosos sanduíches tradicionais do mundo árabe, que fazem parte até da merenda dos alunos nas escolas, é o sanduíche de Coalhada Seca com azeite de oliva extra virgem e azeitona verde ou preta, sem sementes. Experimente até com torradas, não vai se arrepender.
Respondendo Dúvidas:
Quanto tempo na geladeira ou congelada?
A coalhada seca pode ser congelada por até 45 dias. Recomendamos o consumo em até uma semana na geladeira.
Quanto tempo de cura?
É a gosto, quanto mais tempo de cura (escorrendo o soro) mais acida e seca a coalhada ficará.
Porque usar iogurte e não outra coalhada como matriz?
O iogurte natural, nada mais é do que coalhada. É comum usar o da marca (Paulista).
É bom lembrar que a coalhada fresca de boa qualidade pode servir de matriz substituindo o iogurte natural dos ingredientes.  Portanto quando fazer a sua primeira receita, você poderá usar um pouco dela para coalhar a próxima receita.
É Coalhada Seca ou Coalhada Síria?
Ambas as denominações são usadas no Brasil para a mesma receita. Em árabe os nomes são “Laban” ou “Zabadi” para a Coalhada Fresca, e “Laban Musafa” ou “Labne” para a Coalhada Seca.

shampoo para cabelos sem água



 Este revolucionário produto se chama SpraySet da marca Serinet
O produto não é nada mais do que um spray, no começo da um pouco de medo e parece que não vai funcionar, porém o resultado final é surpreendente. Ele é ideal para quem possui a raiz do cabelo muito oleosa ou quando você tem algum compromisso mas acaba sem tempo para lavar os cabelos.
Para utilizá-lo é muito fácil você deve passar o spray aonde você quiser tirar a oleosidade até que forme uma camada branca de produto em cima dos cabelos, em seguida com uma toalha (seca) esfregar por cima dos cabelos até que todo o resíduo seja retirado e não sobre nada branco sobre os cabelos. É visível na medida em que você vai esfregando a toalha todo o brilho e aspecto sujinho do cabelo vai desaparecendo.
Ao contrario do que eu imaginava o produto não deixa os cabelos grudentos, fica com aparência de limpo mesmo. Eu achei super interessante e o melhor de tudo é vendido nas perfumarias aqui do Brasil e o preço é super em conta R$ 19 reais e deve durar muito tempo, tendo em vista que você não vai deixar de lavar os cabelos e sim usar o produto em ocasiões especiais.
Aqui onde eu moro sempre falta água no ano novo, e esse shampoo ajudaria muito no conhecido banho de balde ou caneca que nós somos obrigados a tomar nessa situação rsrsrs....

domingo, 24 de janeiro de 2010

Pretzels


          
Ingredientes:
    Massa:
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 20 g de fermento biológico seco
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (chá) de margarina sem sal
  • Farinha para trabalhar a massa e enrola - la
  • Margarina para untar a forma
  • Cobertura:
  • 200 g de manteiga sem sal derretida
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (chá) de canela em pó




  • Modo de Fazer:
    1. Peneire a farinha em uma tigela e reserve
    2. No liquidificador, bata a água, o leite, o fermento, o sal, o açúcar, o ovo e a margarina
    3. Faça uma cavidade na farinha e despeje o líquido no centro, mexendo com uma colher
    4. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove
    5. Se preciso, junte mais farinha até a massa não grudar nas mãos
    6. Cubra a massa e deixe descansar por 45 minutos
    7. Derreta a manteiga em fogo brando e reserve
    8. Divida a massa em porções iguais e modele os cordões compridos
    9. Disponha em assadeiras untadas
    10. Leve ao forno alto, pré - aquecido, por 25 minutos ou até dourar
    11. Retire do forno, passe na manteiga e polvilhe com o açucar e a canela misturados

Torta pizzaiola (ovo-lacto) para vegetarianos que incluem ovo e leite na alimentação



Ingredientes


2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo
1/2 xícara de queijo ralado
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 sachês de tempero Sazón laranja
Sal a gosto
3 tomates, sem pele e sementes, picados
1 cebola média picada
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
Fatias de mussarela ou mussarela ralada








Preparo


No liquidificador, coloque o leite, a farinha de trigo, o óleo, o queijo, os ovos, o fermento, o Sazón e o sal. Bata até ficar homogêneo e transfira metade da massa para um refratário untado. Recheie com os tomates, a cebola, as azeitonas e a mussarela e cubra com o restante da massa. Asse em forno médio (180 graus), pré-aquecido, por 45 minutos ou até dourar.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Linhaça conheça mais esse grão






PROPRIEDADES DA LINHAÇA

Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO DA LINHAÇA PARA O ESTADO DO CANADÁ e dos Estados Unidos,têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças :


CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc.,
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a LIGNINA.

A semente de linhaça contém 100 vezes mais LIGNINA que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades.

Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

- BAIXA DE PESO:

A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida.

Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.





- SISTEMA DIGESTIVO:
Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.

Lubrifica e regenera a flora intestinal.

Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino.

Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.



- SISTEMA NERVOSO:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos,


melhora os problemas de conduta ( esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para o cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais neurotransmissores (reanimações naturais) .

- SISTEMA IMUNOLÓGICO:

A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.

A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento.

A linhaça é útil para o tratamento da ANEMIA.


- SISTEMA CARDIOVASCULAR:

É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias,esclerose múltipla, trombose coronária, pressão alta arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada TAGLANDINA, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

- DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:

O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "ITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amigdalite, meningite , etc.

- RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS:

O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual,todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

- CONDIÇÕES DA PELE E CABELO:

Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele voltará a ser mais suave.




É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoriase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco,manchas, acne, espinhas, etc.

É excelente para a CALVÍCIE . Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa . Use-a como geléia para fixar e NUTRIR o cabelo. Não use vaselinas que danificam o couro cabeludo e o cabelo.

- DIABETES:

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.

- VITALIDADE FÍSICA:

Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular . Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

MODO DE USAR:

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço.

Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas . Para quem tem prisão de ventre é excelente bater a linhaça com ameixa sem caroço (de molho na água, tampada na geladeira)até regularizar o intestino.




sábado, 16 de janeiro de 2010

Virose atinge moradores e turistas no litoral paulista




Litoral
O litoral paulista enfrenta problemas com a doença desde dezembro. De 31 de dezembro de 2009 até o dia 3 de janeiro foram registrados 780 casos de pessoas que apresentaram sintomas de virose na cidade do Guarujá (86 km de São Paulo).
A Vigilância Sanitária coletou amostras de água nas praias que registraram o maior número de casos. As amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e os resultados dos exames devem ficar prontos ainda neste mês.
A Prefeitura de Guarujá diz que o número é normal, já que a cidade, de 300 mil habitantes, recebe cerca de 700 mil turistas durante o verão.
Outras cidades da Baixada Santista também registraram casos da doença, como Santos, Praia Grande e São Vicente.
Ubatuba, no litoral norte, registrou 300 casos desde o último dia 3. O superintendente de saúde da cidade, Neilton Nogueira, afirmou que existe uma possibilidade de que a causa do surto seja o rotavírus. "Acreditamos que isso está sendo uma virose transmitida pelo ar, devido à forma como está se apresentado e sendo rápido esse processo de transmissão".

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Parabéns Gabriel !!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Hoje vou deixar uma mensagem especial para o meu filho Gabriel que está comemorando hoje seu aniversário de 9 anos,e dizer para ele o quanto ele é importante pra mim e quanto eu amo ele,filho todo o meu amor é seu,todo meu carinho e todo o meu desejo que você cresça forte e feliz e se torne um aduldo bom e feliz e toda saúde do mundo,e quero que você siaba que eu sempre estarei com você do seu lado pro que der e vier te amo demais filho te amo tanto que até doi .....beijos beijos beijos e beijos milhões de beijos pra você meu do papai e da vovó Izabel o nosso amor por você é e sempre será infinito.




segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Automedicação traz sérios riscos à saúde



O uso indiscriminado de medicamentos é motivo de preocupação para as autoridades de vários países. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%.

Para alertar a população sobre os riscos da automedicação, a Política de Medicamentos do Ministério da Saúde procura conscientizar os brasileiros sobre a utilização racional desses produtos. Até o fim do ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério, pretende lançar uma série de filmes tratando do assunto.



De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações em seres humanos. Somente em 2002, segundo o sistema, os medicamentos provocaram 26,9% do total de intoxicações registradas no país.
Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, o consumo indiscriminado de medicamentos tem ligação direta com a prescrição e a venda irregulares.

“Parcela significativa dos pacientes não utiliza o medicamento corretamente”, diz Dirceu. Uma das medidas do Ministério da Saúde que ajuda no combate à automedicação é o fracionamento, permitido desde 2005. O paciente leva para casa apenas a quantidade necessária para seu tratamento. Segundo a Anvisa, a venda fracionada reduz os riscos de intoxicação. Com a sobra de medicamentos, muitas pessoas acabam intoxicadas pela ingestão de um produto vencido ou inadequado.

As crianças têm o maior risco potencial de intoxicação por uso indiscriminado de medicamentos. Os menores podem confundir comprimidos com balinhas, e xaropes com sucos, por exemplo. O consumo indiscriminado de medicamentos oferece outros perigos, pois em geral, esses produtos são capazes de provocar efeitos colaterais. “Quando o paciente recebe atendimento médico ou assistência farmacêutica, é informado sobre os riscos”, explica Dirceu Raposo de Mello. As interações medicamentosas (combinação de medicamentos) são outro perigo para o organismo. “Um remédio pode anular o outro ou potencializar um efeito colateral”, exemplifica o diretor.

Seminários – Para disseminar o uso racional de medicamentos, a Anvisa, em parceria com a Federação de Nacional de Médicos e a Federação Nacional de Farmacêuticos, promove discussões sobre a influência da propaganda desses produtos nos profissionais de saúde e na população em geral, o que pode levar ao uso incorreto. Os debates servem para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária planeje ações para difundir a importância do uso racional entre as categorias profissionais e a sociedade. A Anvisa também pretende criar cursos à distância sobre o assunto.

Segundo as autoridades em saúde, a propaganda causa grande motivação no uso irracional e prejudicial de medicamentos. De acordo com dados do Projeto de Monitoração de Propaganda da Anvisa, cerca de 90% desses comerciais apresentam algum tipo de irregularidade. A situação é mais alarmante na publicidade direcionada a médicos e farmacêuticos. Quinze por cento de 1,5 mil propagandas de medicamentos de venda sob prescrição analisadas pela Anvisa não apresentavam cuidados e advertências, 14% não alertavam sobre as contra- indicações e mais de 10% continham afirmações sem comprovação de estudos científicos.


Cuidados com o uso de medicamentos

  • Quando você achar que tem algum problema de saúde, procure um médico.

  • Evite recomendações de vizinhos, amigos, parentes ou mesmo de balconistas de farmácias ou drogarias. Não confunda o balconista da farmácia com o farmacêutico.

  • Na consulta, informe ao médico se você já utiliza algum medicamento e se faz uso freqüente de bebidas alcoólicas.

  • No momento de adquirir medicamentos de venda livre, produtos considerados de baixo risco para tratar males menores e recorrentes, como dor de cabeça, procure orientações do farmacêutico. Esse profissional também tem um importante papel para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Ele deve notificar às autoridades de saúde sobre a ocorrência de qualquer efeito adverso não esperado pelo uso de medicamentos.

  • Uma das ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para melhorar a qualidade das propagandas de medicamentos e a informação sobre esses produtos voltada a médicos e farmacêuticos é a revisão das normas que regulam esse tipo de anúncio no país. A Resolução nº 102 de 2000 estabelece os critérios para veiculação da publicidade de medicamentos. Nos próximos meses será divulgada uma proposta para atualizar as regras do setor.

    Além da revisão do regulamento de propaganda, a Anvisa desenvolve estratégias de educação que atingem diversos segmentos da sociedade. As ações orientam sobre a promoção da saúde com enfoque no uso racional de medicamentos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, nos perigos da automedicação e na influência da propaganda enganosa e abusiva.

    O “Projeto de Monitoração de Propaganda” é resultado de um convênio da Agência com 19 universidades de todo o país para monitorar diferentes veículos de comunicação. As instituições conveniadas realizaram diversas ações de educação regional com escolas de ensino básico, universitários e comunidade. Até o fim do ano, a Anvisa pretende lançar uma série de filmes, que inicialmente serão veiculados na rede do programa Farmácia Popular do Brasil, sobre o uso e aquisição de medicamentos e riscos da automedicação. Outra ação importante do governo é a Campanha para o Uso Racional de Medicamentos, veiculada pelo rádio.

    morte

    O caso mais recente foi da atriz Brittany Murphy (EUA). Polícia encontrou diversos frascos de medicamentos controlados em sua casa


    A atriz Brittany Murphy, que morreu em decorrência de infarto. Especialistas suspeitam que o uso abusivo de hidrocodona, associado ao paracetamol, poderia ter causado a parada cardíaca na jovem A atriz Brittany Murphy morreu aos 32 anos, vítima de infarto
     
    A atriz Brittany Murphy, que morreu em decorrência de infarto. Especialistas suspeitam que o uso abusivo de hidrocodona, associado ao paracetamol, poderia ter causado a parada cardíaca na jovem
    A atriz Brittany Murphy, que morreu no último domingo (20), vítima de de parada cardíaca, levantou novamente a discussão sobre o abuso de medicamentos. Vários artistas norte-americanos morreram recentemente devido ao uso excessivo de remédios. O caso mais recente, foi do cantor Michael Jackson, em junho deste ano, também vítima de parada cardíaca. Jackson era dependente do poderoso analgésico Demerol.
    No que diz respeito à morte de Brittany, os rumores são de que a anorexia pode ter sido uma das causas, porém, o site de celebridades norte-americano TMZ, informou que a atriz tomava, há vários dias, remédio contra a gripe e que havia receitas médicas em sua casa.
    De acordo com nota divulgada pela polícia de Los Angeles, foram encontrados frascos vazios de remédios controlados no nome da atriz. Ainda segundo a polícia, entre os remédios estavam analgésicos, ansiolíticos, antidepressivos e antibióticos, além de medicamentos usados no tratamento de diabetes e hipertensão.
    A dependência química entre personalidades do meio artístico é antiga, nos EUA, recentemente, a atriz Ana Nicole Smith foi vítima de uma combinação letal de drogas psicoativas. Nomes como Heath Ledger, Elvis Presley e Marilyn Monroe também engrossam esta lista.

    sábado, 2 de janeiro de 2010

    Barrinha de cereal light



    Ingredientes
    • 4 colheres de sopa de açúcar
    • 1/2 xícara de mel
    • 1 xícara de flocos crocantes
    • 1/2 xícara de aveia em flocos
    • 1/2 xícara de uva passa sem sementes
    • 1 colher de sopa de margarina light


    Modo de Preparo
    1. Leve ao fogo uma panela com o açúcar, mel, flocos crocantes, aveia em flocos e uva passa
    2. Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter uma massa homogênea
    3. Retire do fogo, despeje a massa sobre uma superfície lisa, untada com 1 colher de sopa de margarina light, formando um retângulo grande 1 cm de espessura
    4. Com uma faca, corte a massa ainda quente em 12 barras de 4 cm x 7 cm
    5. Guarde em um recipiente hermético
    6. Rende 12 unidades de 30 g

    Pão Caipira




    Ingredientes:

    • 200g de lingüiça
    • 1 cebola média cortada em rodelas
    • 1 xícara (chá) de leite
    • 1 cubo de caldo de legumes knorr
    • 1 tablete de fermento biológico
    • 1 colher de( sopa) de açúcar
    • ¹/² xícara (chá) de óleo de milho
    • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
    • ¹/² xícara (chá) de amido de milho (maizena)
    Para pincelar:
    • 1 gema ligeiramente batida

    Unte e enfarinhe uma forma tipo inglesa (26 x12 cm) reserve
    Frite a lingüiça na sua própria gordura por cerca de 5 minutos acrescente as cebolas
    E refogue por mais 5 minutos e reserve.
    Aqueça o leite e dissolva o cubo de caldo de legumes e deixe amornar.
    Misture o fermento no leite morno, o açúcar, o óleo, a farinha e o amido de milho, e sove até a massa soltar das mãos se precisar acrescente mais farinha.
    Depois misture na massa a lingüiça delicadamente
    Coloque a massa na forma e cubra com um pano deixe descansar até dobrar de volume.
    Pré - aqueça o forno em temperatura média (180°c) pincela a gema e asse por cerca de 50 minutos ou até dourar.
    Tempo de preparo: 1h 50 min.
    Rendimento: 8 a 10 porções 

    sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

    Sucos Desintoxicantes







    ESTES SÃO INFALÍVEIS
    Imunidade- 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 limão inteiro (polpa e casca).

    Calmante - 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 limão inteiro (polpa e casca).

    Desintoxicante - 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

    Digestivo - 1 xícara de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

    Energético - 1 xícara de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.



    Mousse laxante - 1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calórico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.

    Engana fome - 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.

    ESPECIAL Energético, dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes e resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave - 4 cenouras + 1 maçã descascada + 1 limão inteiro (polpa e casca) + 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

    ALERTA
    Nada de trocar almoço ou jantar por suco. Ele deve ser um complemento dos novos hábitos alimentares. O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus dejetos. Outro momento adequado seria num intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.

    Os benefícios dos sucos são numerosos, porque a absorção dos nutrientes é mais rápida e intensa. Vejamos alguns deles:

    - Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue.
    - Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos.
    - Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez.
    - Ativa o sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados.
    - Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.

    Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.

    O suco fresco, contendo frutas e hortaliças, é sem dúvidas, o mais saudável. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não perca seus efeitos nutricionais.

    ESTES SUCOS SÃO IMPORTANTES
    - De frutas cítricas - Fonte de vitamina C, que retarda o envelhecimento e previne doenças infecciosas.
    - De cenoura com aipo - Um bom revigorante.
    - De folhas verdes - Ricos em clorofila trazem serenidade e ativam todo o sistema digestivo. Energisa, limpa o sangue e combate a prisão de ventre.Misture sempre com o limão para proporcionar a perfeita fixação do ferro.
    - De alimentos com betacaroteno - Ajudam a prevenir certos tipos de câncer. São eles a cenoura, agrião, espinafre, beterraba, brócolis ...  




    fotos